Permeação
e seus efeitos.


Gases, vapores e líquidos pode gradualmente se difundir através das paredes de um recipiente de plástico. Se há uma diferença entre a pressão parcial no interior do contêiner e a pressão ambiente do lado de fora, as substâncias podem permear para a pressão mais baixa. Isto pode resultar numa perda de qualidade e volume do produto envasado.

Além disso, existe o perigo de formação imediata de uma atmosfera explosiva em torno do contêiner e o contêiner se contrair, devido à perda grave de produto. Isso pode resultar em contêineres que não são adequados para o transporte e apresentam um significativo risco de segurança.

sorption.png
ABSORÇÃO

O permeato é absorvido

pela superfície da embalagem.

diffusion.png
DIFUSÃO

Penetração de poros e

espaços moleculares.

desorption.png
DESSORÇÃO

Adsorvato recolhe na superfície

limite e evapora como gás

gesetzliche-vorgaben-paragraph.png

Provisões legais

 

Devido ao efeito potencial da permeação durante o transporte de produtos perigosos, os legisladores definiram regras muito precisas para os recipientes que podem ser utilizados.

 

Capítulo 4.1.1.2 do Ato de Transporteexistente (ver as regras internacionais Código IMDG e regionais e padrões, como ADR) estipula:
As partes da embalagem, incluindo embalagens a granel (IBC) e grandes unidades de embalagem, que entram em contato imediato com mercadorias perigosas:

(c) deve impedir a permeação de produtos perigosos que possam representar um risco em condições normais de transporte. 


Se necessário, estes contêineres devem ser equipados com uma camada ou tratamento interior adequado.

Pare a permeação!


Graças à nossa inovadora tecnologia de 6 camadas para garrafas, somos o primeiro produtor mundial a oferecer IBCs com uma barreira integrada de permeação EVOH. Proteja a qualidade de seus produtos e previna os riscos de segurança e contaminação ambiental. Desfrute de uma maior flexibilidade e maior eficiência econômica em sua cadeia de suprimentos.

Se beneficie das muitas vantagens da barreira de permeação EVOH.

Maior vida útil do produto

Alimentos, produtos farmacêuticos e matérias-primas de cosméticos têm uma vida útil mais longa conforme são perfeitamente protegidos contra a oxidação, deterioração da vitamina e a infestação de micróbios. Os produtos que contêm solventes, tais como resinas, adesivos e tintas, ficam em qualidade de processamento ideal por mais tempo.

Garantia da qualidade dos produtos

Uma barreira eficaz contra a penetração de oxigênio, nitrogênio e outros gases, bem como os aromas e fragrâncias impedem a perda de despercebida qualidade e indesejadas alterações às características dos produtos envasados.

Proteção contra o risco de explosão

IBCs com barreira de permeação EVOH conforme as especificações legais para permeação de produtos perigosos e previnem a formação de atmosferas explosivas em situações de armazenamento e de transporte padrão.

Prevenção de perda de produto

Os solventes não polares ou hidrocarbonetos aromáticos não pode permear a embalagem, graças à barreira. A composição original da mistura de produto e a massa total permanecem praticamente inalterados.

Melhor proteção ambiental

Os seres humanos e o meio ambiente estão protegidos contra a penetração e difusão de contaminantes. No material da embalagem a acumulação do produto envasado é reduzida em até 60%, aumentando assim a taxa de reciclagem dos plásticos usados.

Novas opções de aplicação

A barreira de permeação EVOH integrado no ECOBULK permite que os contêineres sejam usados em aplicações que antes eram reservados exclusivamente para recipientes de aço.

ibc_mx1000_6schicht_schnittmodell.png
evoh_aufkleber_6schicht.png
Product Information SCHÜTZ EVOH

Protection against hazards and risks in packaging applications

Download PDF
SMP_hg_fass_logo.jpg

Barreira de Permeação PMS


Ao invés de uma barreira de EVOH integrada, IBCs e tambores de PE da SCHÜTZ  podem também ser protegidos contra a permeação num processo adicional. Contêineres de plástico tratados PMS garantem total segurança durante o transporte, armazenamento econômico e alta resistência a solventes. Em troca, o ambiente se beneficia com as taxas de permeação extremamente baixas. As propriedades mecânicas superiores de PEAD, incluindo resistência à tracção, resistência à expansão, a dureza, a resistência ao craqueamento, assim como propriedades térmicas e comportamentos de baixa temperatura não são afectados pelo tratamento PMS.

Brochure SMP permeation barrier

The SMP process seals PE drums and prevents the contents from permeating out.

Download PDF